segunda-feira, 2 de abril de 2012


Encontro de dois móveis em movimento uniforme








Exercícios complementares


  1. Num dado instante, dois carros estão percorrendo a mesma trajetória, obedecendo às funções horárias s1 = 45 + 5t e s2 = 20t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.

  2. Dois corpos se deslocam sobre a mesma trajetória, obedecendo às funções horárias s1= 3 - 8t e s2 = 1 + 2t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.


  1. Dois carros com velocidades constantes de vA = 15 m/s e vB = 12 m/s percorrem a mesma estrada retilínea, um indo ao encontro do outro. Em um determinado instante, a distância que os separa é de 60 m. Calcule, a partir desse instante, o tempo gasto até o encontro e a posição do encontro.

  2. A distância entre dois automóveis num dado instante é 450 km. Admita que eles se deslocam ao longo de uma mesma estrada, um de encontro ao outro, com movimentos uniformes de velocidades de valores absolutos 60 km/h e 90 km/h. Determine ao fim de quanto tempo irá ocorrer o encontro e a distância que cada um percorre até esse instante.

Para pensar

  1. Imagine que você necessite medir o tempo em um experimento mas não tenha um relógio. Proponha uma solução simples para resolver este problema que não implique em comprar um relógio.

  2. O que é uma unidade?

  3. O que é o Sistema Internacional de Unidades? (SI)
Galera dos 1° E.M , estudar esta matéria é muito importante********************









Nenhum comentário:

Postar um comentário